Construção de passarela no Cocó deve começar ainda esta semana

A construção de uma passarela para pedestres definitiva na avenida Antônio Sales deve começar até o fim desta semana. O equipamento será erguido
em trecho próximo aos dois viadutos no entroncamento da via com a avenida Engenheiro Santana Júnior, no Cocó. A informação é do secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias.

A passarela é uma das quatro prometidas pela Prefeitura para a região. Destas, três têm o fim deste semestre como prazo de conclusão, enquanto a última deve ser entregue até o fim de 2016.

A primeira passarela servirá para que os pedestres atravessem a avenida Antônio Sales na altura da rua São Gabriel. Locais para fundações e para o pilar no canteiro central já foram demarcados.

A Prefeitura havia anunciado o início das obras para novembro do ano passado. De acordo com Samuel Dias, porém, foram necessárias adequações na rede de água e esgoto da via. Para esta semana, ele prevê a chegada do maquinário para instalar a passarela. A estrutura metálica já começou a ser fabricada. O equipamento definitivo terá rampas de acesso - diferente das três passarelas restantes, que terão escadas e elevadores para pessoas com deficiência.




Na avenida Engenheiro Santana Júnior, duas passarelas aguardam desapropriações e devem ter obras iniciadas no fim de fevereiro. “A passarela precisará adentrar alguns metros em terrenos particulares adjacentes. Estamos definindo as áreas para iniciar a negociação”, explica Dias. Os trechos anunciados são na altura das ruas Israel Bezerra e General Tertuliano Potiguara.




A quarta passarela também será na avenida Engenheiro Santana Júnior, próximo à rua Bento Albuquerque. Ela só deve ser entregue quando for concluído o túnel no cruzamento da Engenheiro Santana Júnior com a Padre Antônio Tomás - obra a ser entregue no fim de 2016. É quando entra em pleno funcionamento o corredor exclusivo de ônibus Antônio Bezerra/Papicu. O titular da Seinf destaca que as passarelas (exceto a da Antônio Sales) darão acesso aos pontos de ônibus a serem instalados no canteiro central.




Ajustes


Após a liberação dos viadutos, a Prefeitura fez o recuo da cerca do Parque do Cocó na esquina da rua Israel Bezerra, em novembro passado. Com mais espaço, os motoristas não precisam parar antes de converter à direita para a avenida Engenheiro Santana Júnior. Conforme o secretário, a medida foi um ajuste pequeno em cima da calçada, permitindo mais espaço também aos pedestres.




Na avenida Antônio Sales, a forte chuva na Capital no início de janeiro danificou parte da calçada. “Em alguns locais, a obra estava recém-acabada e sofreu danos. Fizemos o reparo imediatamente, e está sendo feita a ampliação de algumas bocas de drenagem por precaução”, finaliza Samuel Dias.



Saiba mais




Passarelas

Custo: R$ 5 milhões


As passarelas integram o projeto de corredor exclusivo de ônibus Antônio Bezerra/Papicu, com extensão total de 17,4 quilômetros.




1) Avenida Antônio Sales

(próximo à rua São Gabriel)


Estrutura com rampas de acessibilidade, 5,6 metros de altura e 2 metros de largura do vão de passagem

Início das obras: até o fim de janeiro


Conclusão: primeiro semestre de 2015




2) Avenida Engenheiro Santana Júnior (próximo à rua Israel Bezerra)

Estrutura com escadas e elevadores, 5,6 metros de altura e 2 metros de largura do vão de passagem.


Início das obras: fevereiro (estimativa)

Conclusão: primeiro semestre de 2015



3) Avenida Engenheiro Santana Júnior (próximo à rua General Tertuliano Potiguara)

Estrutura com escadas e elevadores, 5,6 metros de altura e 2,4 metros de largura do vão de passagem.


Início das obras: fevereiro (estimativa)

Conclusão: primeiro semestre de 2015



4) Avenida Engenheiro Santana Júnior (próximo à rua Bento Albuquerque)

Estrutura com escadas e elevadores, 5,6 metros de altura e 2,4 metros de largura do vão de passagem.


Início das obras: primeiro semestre de 2015

Conclusão: segundo semestre de 2016
Share on Google Plus

About Correio Gospel

0 comentários:

Postar um comentário