LADRÕES DISTRIBUEM CHAVEIROS COM RASTREADORES! GOLPE?

Texto alerta no WhatsApp para o golpe aplicado por ladrões de veículos que estão distribuindo chaveiros rastreadores em postos de gasolina! Será?

O aviso apareceu no WhatsApp na segunda semana de outubro de 2015 e logo se espalhou através das redes sociais. De acordo com o alerta, alguns postos de gasolina estariam distribuindo gratuitamente chaveiros com rastreadores aos clientes para que essas vítimas sejam rastreadas posteriormente, facilitando o futuro assalto ou furto!

Será que isso é verdade?
Verdadeiro ou falso?
Uma lida no tal alerta mostra que ele possui várias características de um hoax, de um boato digital:

Não é datado;
É escrito com várias palavras com LETRAS MAIÚSCULAS pra chamar a atenção;
Trata de um assunto que atrai muitos leitores;
Pede para ser repassado;
É extremamente alarmista;
Logo nos primeiros parágrafos, temos:

“Atenção!!! AVISO muito importante. NOVO GOLPE. Repassem.”
Mais chamativo que isso, impossível…

A seguir:

“[…]Estão distribuindo chaveiros nos postos de gasolina, gratuitamente, como brinde, durante o abastecimento do veículo. Trata-se de um novo golpe, pois o “chaveiro” permite localizar o seu veículo e possibilitar um assalto ou furto.[…]”
Quais são esses postos que “estão distribuindo” chaveiros rastreadores?

Onde o alegado golpe estaria ocorrendo? Em qual estado ou cidade?
Não há nenhuma matéria nos principais jornais online sobre esse tipo de golpe. As únicas menções ao fato são encontradas nos blogs que apenas copiaram esse mesmo alerta, nada além disso!

Existem, sim, diversos postos de gasolina que distribuem brindes entre seus clientes e é bem capaz que algumas pessoas já ganharam chaveiros, mas não há nenhuma nota a respeito de alguma vítima que tenha sido assaltada por causa de algum golpe como o descrito no WhatsApp.

É muito difícil de se imaginar que os bandidos estejam investindo fortunas, fabricando e distribuindo esses “presentes” (que possuiria uma sofisticada tecnologia embutida) gratuitamente, para depois terem o trabalho de rastrear todos os veículos, né?

Na verdade, um bandido “que se preze” não teria tanto trabalho de entregar um rastreador para a sua vítima e ficar esperando ela se afastar para, então, assalta-la com a ajuda de um rastreador. Os crimes ocorrem no momento em que a vítima se distrai e/ou se torna uma presa fácil para os ladrões.

Como diz o ditado: A ocasião é que faz o ladrão!

Prosseguindo, o autor do texto alarmista ainda afirma que:

“[…]Avise aos seus maridos/esposas, filhos, parentes e amigos para não receberem esse chaveiro como brinde, eles são os localizadores. REPASSEM.”
Como todo bom boato, esse não seria diferente e também pede para repassar para o maior numero de pessoas. Se você verificar outros hoaxes semelhantes a esse que já publicamos aqui no E-farsas, vai notar que esse tipo de alerta falso só serve para criar pânico nos leitores, além de espalhar desinformação na rede.

Uma dica: Não repassem!

Conclusão
Não há nenhum registro de golpes sendo praticados com esse tipo de tecnologia que rastreia os carros das vítimas para futuros assaltos! Essa é mais uma das muitas farsas da web!

Fonte: E-FARSA

Share on Google Plus

About correio gospel

0 comentários:

Postar um comentário