7 PRODUTOS QUE SE ESTIVEREM VENCIDOS PODEM TE MATAR

Comer alimentos que já passaram do prazo de validade pode fazer muito mal à saúde. Você sabe o que acontece se você comer alimentosvencidos? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você a resposta.

Na hora de comprar um alimento, muita gente não presta atenção em um fator muito importante que é a data de validade. Se você perceber qualquer tipo de irregularidade no alimento, pode exigir a troca ou mesmo a devolução do dinheiro pelo estabelecimento.

De acordo com o médico coordenador do centro de assistência toxicológica do Hospital de Base, Carlos Caldeira, em entrevista ao G1, “Quando a pessoa ingere este tipo de alimento ela se infecta com as bactérias e pode apresentar náuseas vomito, diarréia, cólica, que podem evoluir para quadros graves, podendo chegar a óbito”.

Você já passou mal ao comer algum alimento ou usar um produto? Confira alguns produtos que, se estiverem vencidos, podem até te matar e você não sabia.
1 – Litro de leite



O leite é uma bebida que se faz presente na mesa de vários brasileiros. Adultos e crianças tomam o seu copinho diário de leite toda manhã ou noite. Mas se consumido depois que estiver vencido, pode causar danos ao corpo.

De acordo com a nutricionista Gisela Peres, em entrevista ao portal R7, afirma que “a bebida estragada pode causar desde uma irritação gástrica até uma intoxicação ou gastroenterite bacteriana severa (intoxicação alimentar que pode ser provocada por diferentes bactérias como a salmonela).

Os sintomas variam de acordo com o tipo de contaminação do produto, que pode ser por adulteração na sua composição original, manipulação inadequada ou armazenamento inadequado.”
2 – Carne de Frango



De acordo com a nutricionista Alessandra Veggi, do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição(Cecan), na Região Sudeste da ENSP, em entrevista ao informe ENSP, que “Um frango estragado é uma bomba-relógio na sua cozinha. Você não deve conservar um frango cru na geladeira por mais de 48 horas, nem deve comer um frango congelado há mais de seis meses. O frango podre tem um cheiro azedo que se parece com amoníaco. Aspecto descolorado ou textura viscosa também são sinais de que ele deve ir imediatamente para o lixo.”
3 – Maionese



A maionese pode causar um estrago enorme em seu organismo, se consumida depois de três meses aberta. A ingestão pode causar dores na barriga, intoxicações alimentares graves, contaminação por salmonella e pode até levar à morte(em casos mais graves). Evite deixá-la de fora da geladeira.
4 – Cream Cheese e requeijão




A nutricionista Alessandra Veggi ainda alerta que o Cream cheese e o requeijão também estão no grupo de risco de alimentos que podem fazer mal à saúde, caso ingeridos vencidos.

Ela alerta que “diferentemente de queijos curados, elaborados com molde, como o gorgonzola e o roquefort, queijos em creme devem ser consumidos frescos. Jogue fora se estiver com pontos esverdeados ou aspecto esverdeado (sinais de mofo). Verifique a data de validade. Uma vez aberto, o cream cheese ou o requeijão deve ser consumido em no máximo uma semana.”
5 – Remédios



De acordo com o chefe do Serviço de Emergência do Hospital São Lucas, o clínico geral Thiago Ribeiro, em entrevista ao jornal Extra, ” o consumo de remédios após a data de validade é bastante comum, sobretudo entre idosos, devido à dificuldade de enxergar o que vem escrito na embalagem. Se o medicamento vencido for utilizado para aliviar um sintoma, ele não vai passar. Mas se for para tratar alguma doença, como diabetes, hipertensão ou doença do coração, o problema vai progredir e o paciente pode enfartar, por exemplo.”

Já a farmacêutica Adriane Martins Dias, coordenadora do curso de farmácia do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, também em entrevista ao jornal, “outras possíveis consequências do uso de fármacos orais vencidos são náuseas, vômitos, lesões gástricas (que podem formar úlceras) e choque anafilático (em situações raras, se a pessoa tiver alergia à algum ingrediente da fórmula). Se o medicamento em questão for uma pomada, podem surgir efeitos tópicos, como vermelhidão e manchas na pele.”
6 – Maquiagem



Usar maquiagem vencida não é muito recomendado pelos especialistas. De acordo com a sócia da clínica Vous e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Fabiana Souto Maior, em entrevista ao portal Ego, “realmente é prejudicial usar produtos vencidos. Enquanto a validade está ativa, o produto mantém as propriedades de ação intactas.

A falta de ação dos conservantes pode levar a irritações na pele e até infecções, pois favorece o crescimento de microorganismos, como bactérias e fungos.”
7 – Carne vermelha



A nutricionista Alessandra Veggi alerta que é perigoso ingerir carne vermelha vencida. Segundo ela, “Um pedaço de carne é tentador, mas se for guardado de forma inadequada, pode se encher de microrganismos perigosos e transmitir doenças. Dê uma olhada nas cores. O cinza é sinal de que alguma coisa está errada. Além disso, se o cheiro da carne for desagradável, jogue fora. Se você ainda não tem certeza, passe o dedo sobre ela. Qualquer textura viscosa é motivo suficiente para descartar o produto.”

O que achou destes produtos? Você já consumiu algum produto vencido? Mande seu comentário para gente!

Fonte: http://www.fatosdesconhecidos.com.br/
Share on Google Plus

About Correio Gospel

0 comentários:

Postar um comentário